sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

FRED MIKA - Withdrawal Symptoms

Ano: 2019
Tipo: Full Length
Selo: Rock Company 

Nacional 

Tracklist: 

1. The Coming of Symptoms 
2. Wired In 
3. Artwork Nightmare 
4. Sly Side Effect 
5. Silence in Heaven 
6. Saints Spirits & Slaves Sinners 
7. First Day Without You (acoustic version) 
8. Sharppia 
9. Dawning of Aquarius 
10. Second Skin Arena 
11. Miss Misery 


Banda: 


Fred Mika - Bateria, percussão, talkbox


Ficha Técnica:

Andre Adonis (SUNROAD) - Guitarras, baixo, teclados, vocais em “Silence in Heaven” e “Miss Misery”
Carl Dixon (CONEY HATCH, APRIL WINE, GUESS WHO) - Vocais em “Wired In”
Michael Vöss (MAD MAX, CASANOVA, M.S.G., PHANTOM V) - Vocais em “Artwork Nightmare”
Haig Berberian (DOGMAN) - Vocais em “Sly Side Effect”
Daniel Vargas (ADELLAIDE) - Vocais em “First Day Without You (acoustic version)”
Tito Falaschi - Backing vocals em “First Day Without You (acoustic version)”
Rod Marenna (MARENNA) - Vocais em “Saints Spirits & Slaves Sinners”
Steph Honde (HOLLYWOOD MONSTERS) - Vocais em “Sharppia”
Mario Pastore (PASTORE) - Vocais em “Second Skin Arena”



Contatos:

Site Oficial:
Facebook: https://www.facebook.com/officialmusikrecords
Instagram:
Assessoria: http://roadie-metal.com/press/ (Roadie Metal Press)
E-mail: musikrecordsmk@hotmail.com

Texto: “Metal Mark” Garcia



Introdução: Os famosos “álbuns solo” de artistas conhecidos, em geral, são ferramentas utilizadas para que o mesmo se expresse de forma diferente do que os fãs estão acostumados nos trabalhos principais dos mesmos. Por isso, podem existir choques, reações estranhas e outros. Mas em geral, quando o músico é experiente, sempre vem coisa de qualidade. E é tudo isso e mais um pouco que “Withdrawal Symptoms” nos dá. E é o primeiro disco solo do baterista guianense FRED MIKA.

Análise geral: Basicamente, Fred está envolvido com música desde 1984, tendo sido cantor, além de ter passado pela guitarra e piano antes de se tornar baterista, tendo como sua banda principal o SUNROAD, banda especializada em um Hard/Glam . Só que em “Withdrawal Symptoms” tem-se um trabalho que transita pelo Hard/Glam e o AOR, com alguns momentos que chegam bem próximos do Classic Rock e mesmo alguns flertes de leve com o Hard Pop. Ou seja, é algo musicalmente acessível, mas bem feito e de alto nível. Aliás, é algo para fã nenhum de boa música botar defeito.

Arranjos/composições: As diferenças entre este disco de Fred e o trabalho do SUNROAD residem na questão de peso: em sua banda principal, a banda tem inclinações ao Hard Rock/Classic Rock da virada dos 70 para os 80 com um enfoque moderno; já este álbum tem linhas melódicas bem mais acessíveis, e mesmo longe de soar datado, está com uma envoltória dos anos 80, a era máxima do Hard/AOR. Os arranjos se encaixam como um quebra-cabeça, gerando canções melodiosas e acessíveis (algumas com suas doses de peso), os ritmos são seguros e com boa dose de peso, guitarras com riffs melodiosos e solos bem feitos, mas nos vocais reside uma mágica: são todos convidados ilustres, de bandas nacionais e internacionais, que emprestaram seu talento a “Withdrawal Symptoms”. Por isso, essa vida esplendorosa flui das canções, e é impossível resistir.

Qualidade sonora: Um pouco mais cru (existe aquela sensação de “fumaça” quando se houve as canções) que o necessário para este tipo de música, a sonoridade que flui de “Withdrawal Symptoms” busca soar moderna e com um toque essencial de peso (o que conseguiram de fato). Está de bom nível ao ponto de se entender o que é tocado, bem como as melodias ficam bem claras, mas um pouco mais de limpeza ajudaria o trabalho a soar mais grandioso.

Arte gráfica/capa: Usando contrastes de azul e vermelho sobre uma foto de Fred, a capa por si é chamativa e ficou muito boa, algo encorpado e direto, mas é o jeito das artes desse gênero.

Destaques musicais: Elogiar o que se ouve em “Withdrawal Symptoms”.é fazer chover no molhado. O disco inteiro é ótimo, com todas as canções sendo preciosas e merecendo citação, mas por mera referência ao leitor, são citadas as seguintes:

“Wired In”: Um forte clima “anos 80” permeia a canção, que por si é extremamente acessível, além de possuir um andamento em ritmo comportado, e um refrão excelente (e que vocais).

“Artwork Nightmare”: Mais dinâmica e pesada que a anterior pelo foco estar mais nas guitarras que nos teclados, a acessibilidade musical não diminui, os arranjos são excelentes, e tudo funciona justinho.

“Sly Side Effect”: Esta puxa mais para Glam Metal californiano dos anos 80, embora com uma pegada pesada e instigante. Há algo de KISS fase Glam nessa canção por conta do uso uma base rítmica sólida e pesada.

“Saints Spirits & Slaves Sinners”: Rebuscando o peso e crueza do Hard/AOR do final dos anos 70 nas melodias, a força melodiosa chega a ser assombrosa. E os teclados se entremeiam muito bem com os teclados, e novamente um refrão marcante e acessível.

“Dawning of Aquarius”: Muito peso e boa dose de agressividade nas guitarras, sem que a estética e dinâmica acessível do trabalho como um todo seja perdida. E novamente os vocais se destacam bastante.

“Second Skin Arena”: Eis a faixa mais pesada e moderna do disco, mas mesmo assim, as linhas melódicas mostram contrastes sublimes. Novamente os vocais se destacam bastante (mas quando se fala em Mario Pastore, chega a ser desnecessário maiores menções).

“Miss Misery”: Quase um Sleasy Rock ultrajante e pesado, esta aqui tem um ritmo arrastado, azedo e intenso, com linhas melódicas criadas pelas guitarras que relembram os momentos mais comerciais do BLACK SABBATH.

Conclusão: A verdade é que “Withdrawal Symptoms” é um disco envolvente, precioso em suas melodias e expressão. Logo, esperemos que Fred não pare nele e que um sucessor já esteja sendo planejado.

Nota: 93%


Artwork Nightmare”: http://bit.ly/2V10XsC



Bandcamp


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