sexta-feira, 8 de junho de 2018

SKELETAL REMAINS - Devouring Mortality


Ano: 2018
Tipo: Full Length
Importado


Tracklist:

1. Ripperology
2. Seismic Abyss
3. Catastrophic Retribution
4. Devouring Mortality
5. Torture Labyrinth
6. Grotesque Creation
7. Parasitic Horrors
8. Mortal Decimation
9. Lifeless Manifestation
10. Reanimating Pathogen
11. Internal Detestation


Banda:


Chris Monroy - Guitarras, vocais
Adrian Obregon - Guitarras
Adrius Marquez - Baixo
Johnny Valles - Bateria


Ficha Técnica:

Dan Swanö - Mixagem
Dan Seagrave - Artwork


Contatos:

Site Oficial:
Assessoria:

  
Texto: Marcos Garcia


Fazer um som “Old School” não é algo pecaminoso, longe disso, Bandas que buscam esses estilos ajudam a preservá-los, na realidade. O problema é quando existe a mania de “control C + control V” com o trabalho alheio, um erro que muitas bandas cometem. É preciso pôr de si mesmo na música, reescrever as regras à sua maneira para que tudo funcione. Muitos espatifam os esforços na parede, mas alguns se saem muito bem. E podemos aferir que o SKELETAL REMAINS, grupo de Whittier, Califórnia (EUA) é um desses grupos que têm muito a mostrar, especialmente porque “Devouring Mortality” é uma bruta tijolada nos ouvidos!

Eles se especializaram em criar um Death Metal nos moldes dos anos 90, com clara referência a nomes como DEATH, OBITUARY, PESTILENCE, ASPHYX, MORGOTH e outros da velha guarda em suas fases mais iniciais. A diferença é: eles apanharam todos os velhos elementos e deram um sopro de vida novo, pois executam suas canções de uma forma atualizada, mas com o jeitão noventista. É um grupo que, embora não seja inovador, mostra nesse terceiro disco que merecem seu lugar ao sol. E se preparem, pois eles sabem pegar pesado, bruto e agressivo, de uma maneira que pode dilacerar tímpanos mais sensíveis.

Gravado na Califórnia nos Trench Studios, e mixado pelas mãos de Dan Swanö no Unisound Studio, podem ter certeza: a qualidade sonora de “Devouring Mortality” consegue captar o que eles querem mostrar musicalmente, mas com uma estética sonora extremamente bem feita. A crueza do som vem dos timbres que a banda usa, e não de uma gravação mal feita para se sentirem nos anos 90. Longe disso: o álbum soa bruto e rasgado como se os discos seminais dos gigantes citados acima fossem gravados hoje. E por isso é tão bom

Na arte gráfica, o velho mestre Dan Seagrave mostra que ainda é um dos melhores artistas para o Death Metal, e mesmo para o Metal. É olhar, saber que foi ele quem fez e saber que vem uma chuva de agressividade por aí!

E é isso o que o SKELETAL REMAINS oferece: um dilúvio de agressividade musical bem feita. Creio que nos anos 90, a música deles também se destacaria bastante, pois a energia e personalidade que fluem de suas canções é algo absurdo, bem como a capacidade do grupo fazer arranjos musicais bem pensados e colocados nos locais certos.

Nessa ceifa sonora que eles fazem, com 11 canções de primeira, se destacam a brutal e variada “Ripperology”(mesmo com arranjos simples, se percebe que eles têm boa técnica, e aqui, se destacam as guitarras, com bases empolgantes e solos doentios), a agressividade desmedida e com boas mudanças de ritmo de “Seismic Abyss” (baixo e bateria funcionando de maneira coesa e brutal) e de “Catastrophic Retribution” (alguma coisa da escola inglesa do gênero surge nos riffs em suas partes mais trampadas), as variações rítmicas bem ricas de “Devouring Mortality” e “Torture Labyrinth” (esta última baseada em tempos não tão velozes, com ótimas partes de vocais), a ríspida e distorcida “Mortal Decimation” (outro massacre das guitarras, com riffs e solos que mostram a clara influência do SLAYER no Death Metal, e com baixo e bateria mostrando uma técnica muito boa e que mostra que eles não estão fechados a toques mais técnicos), e a opressão veloz e bem feita de “Internal Detestation” (que passagens de guitarras e vocais!). Mas vejam bem: “Devouring Mortality” é um disco sensacional do início ao fim.

No mais, resta dizer que o SKELETAL REMAINS vem para somar, para ser uma banda nova a dar um gás novo à velha escola, que não tem cheiro de mofo ou soa “fora da validade”. E agradecimentos a Júlio Feriato, do Heavy Nation, pela dica!

Nota: 92%