Ano: 2018
Tipo: Full Length
Selo: Shinigami Records
Nacional
Tracklist:
1. 紅蓮の弓矢 / Crimson Bow and Arrow
2. 自由の翼 / Wings of Freedom
3. もしこの壁の中が一軒の家だとしたら / If Inside These Walls Was a House
4. 心臓を捧げよ! / Dedicate Your Heart!
5. 紅蓮の弓矢 / Crimson Bow and Arrow (instrumental)
6. 自由の翼 / Wings of Freedom (instrumental)
7. もしこの壁の中が一軒の家だとしたら / If Inside These Walls Was a House (instrumental)
8. 心臓を捧げよ! / Dedicate Your Heart! (instrumental)
Banda:
Simone Simons - Vocais
Mark Jansen - Guitarra base, vocais agressivos
Isaac Delahaye - Guitarra solo, vocais agressivos
Rob van der Loo - Baixo
Coen Janssen - Teclados
Ariën van Weesenbeek - Bateria, vocais agressivos
Ficha Técnica:
Joost van den Broek - Produção, engenharia, edição, mixagem
Darius van Helfteren - Masterização
Jos Driessen - Engenharia, edição
Contatos:
Site Oficial: http://www.epica.nl/
Facebook: https://www.facebook.com/epica
Instagram: http://instagram.com/epicaofficial
Assessoria:
E-mail:
Texto: “Metal Mark” Garcia
É fato corriqueiro que o Japão é um dos maiores consumidores de Metal de todo o mundo, não importando qual gênero de que se fale. E vez por outra, vemos trabalhos de bandas do ocidente que têm profundas ligações com o país. É esse o caso do EP “Epica Vs Attack on Titans Songs”, novo trabalho do grupo holandês EPICA.
Realmente, eles são “workaholics” do Metal, buscando sempre novos desafios.
Este EP é todo de canções da banda japonesa LINKED HORIZON, cujo líder, Revo, é um grande fã do sexteto e lhes pediu versões Metal de suas canções. Os holandeses aceitaram e fizeram tudo ao seu modo. Logo, temos um trabalho que é basicamente Simphonic Metal, mas adornado com orquestrações e elementos grandiosos de ópera, mais o acento oriental original. Óbvio que existe consensualidade entre o que temos aqui e o trabalho do EPICA, mas os fãs notarão algo diferente do usual nas linhas melódicas, e excelente da mesma forma. Aliás, é interessante ver como o grupo conseguiu imprimir partes extremas no trabalho dos nipônicos (que tem maior acessibilidade musical).
Simplificando: “Epica Vs Attack on Titans Songs” é mais um trabalho excelente do EPICA, e que nos dá uma dimensão diferente do que todos estão acostumados.
A verdade seja dita: produzir qualquer coisa da banda nunca é simples, ainda mais tão cheio de partes orquestrais e elementos operísticos. Mas eles fizeram, e em grande forma, pois a qualidade sonora é excelente, permitindo ao ouvinte ter compreensão profunda do que está sendo tocando, sempre com timbres instrumentais excelentes.
Na arte gráfica, diferentemente do que a banda usualmente apresenta, se tem algo mais simples, direto e funcional.
Não dá para não dizer que o EPICA fez algo apenas por fazer. A grandiosidade melódica e complexidade do casamento de arranjos de elementos clássicos com outros vindos do Metal são de deixar deixam o ouvinte boquiaberto. Mesmo quem não é fã tem que se render ao talento da banda, pois não existe um momento eu seja neste disco que se possa dizer que é descartável ou cansativo. Tudo nele funciona, tem motivo de estar ali, e seria difícil imaginar a beleza harmônica do grupo sem algo que é exibido aos ouvidos tão claramente.
Uma introdução grandiosa dá partida à “紅蓮の弓矢 / Crimson Bow and Arrow”, uma canção cuja linha melódica não chega a ser complexa, e é surpreendente o uso de contrastes entre a voz robusta e aveludada de Simone, os urros guturais aqui e ali e os corais. E contrastes belos de partes grandiosas, outras mais pesadas (e envolventes) e outras mais introspectivas surge em “自由の翼/ Wings of Freedom” é outro momento excelente do disco, com guitarras ótimas e teclados providenciais. Introspectiva e profunda, “もしこの壁の中が一軒の家だとしたら/ If Inside These Walls Was a House” até o meio é guiada pelos vocais melodiosos de Simone e ambientações de teclado, mas logo ganha mais peso e um ritmo cadenciado (que ressalta bem o trabalho de baixo e bateria). “心臓を捧げよ! / Dedicate Your Heart!” é uma canção em que doces melodias e momentos de corais operísticos se alternam, mas como as guitarras estão bem nela. As próximas canções são versões instrumentais das anteriores, logo, se percebe maior ênfase em guitarras, baixo, bateria e teclados, sem deixar o lado sinfônico de lado, mas se percebe ainda melhor como o grupo capricha milimetricamente em seus arranjos musicais.
No mais, “Epica Vs Attack on Titan Songs” vem saciar os fãs do EPICA, que andam ansiosos por um novo disco do grupo. Só que explorando fronteiras dessa forma, o sexteto tende a se tornar um pilar fundamental do gênero em todo mundo.
Nota: 94%
Crimson Bow and Arrow: https://www.youtube.com/watch?v=bX3dwi_yuSA
Spotify