sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ULTHA - The Inextricable Wandering



Ano: 2018
Tipo: Full Length
Selo: Century Media Records
Importado


Tracklist:

1. The Avarist (Eyes of a Tragedy)
2. With Knives to the Throat and Hell in Your Heart
3. There is No Love, High Up in the Gallows
4. Cyanide Lips
5. We Only Speak in Darkness
6. I’m Afraid to Follow You There


Banda:


Ralph Schmidt - Guitarras, vocais
Andy Rosczyk - Efeitos eletrônicos, teclados
Chris Noir - Baixo, vocais
Manuel Schaub - Bateria


Ficha Técnica:

Andy Rosczyk - Mixagem, gravação
Michael Schwabe - Masterização


Contatos:

Assessoria:

Texto: “Metal Mark” Garcia


O Black Metal na Alemanha sempre foi um estilo preso às profundezas do underground. Apenas nomes como MYSTIC CIRCLE, AGATHODAIMON, NARGAROTH, KING FEAR, FALKENBACH e alguns outros conseguiram transcender as fronteiras europeias e ganhar o mundo. Isso mostra uma cena mais voltada ao consumo interno, ou seja, bandas em que o interesse de crescer não é uma força motriz para seus trabalhos. Seguindo essa linha de pensamento/atitude, The Inextricable Wandering”, terceiro disco do quarteto ULTHA já nasce sob a marca do underground, mas nem por isso deixa de ser um disco e tanto.

Buscando algo mais climático e soturno, com enfoque em uma ambientação melancólica e fúnebre, se percebe que o grupo tem profundas raízes no Black Metal à lá SWOBM, ou seja, na sonoridade da primeira metade dos anos 90, onde tudo era mais artesanal e espontâneo, sem obedecer a fórmulas musicais (tanto que se podem detectar elementos de estilos como Gothic Rock e mesmo de Alternative Rock se tornam evidentes em alguns momentos, dando ao grupo uma boa diversidade musical). E mesmo se distanciando de algo muito carregado em termos de técnica musical, acertam na mosca usando boas variações rítmicas e criando linhas harmônicas bem interessantes. Além disso,

A mixagem e gravação foram feitas por Andy Rosczyk no Goblin Sound Studio (de propriedade da própria banda), e masterizado por Michael Schwabe. Tudo para criar uma ambientação sonora mais crua e densa, sem, no entanto comprometer a compreensão do que se ouve. Algo diferente, já que o grupo em si tem suas pessoalidades sonoras que não ficam atadas à rigidez estilística do Black Metal. E digamos de passagem: ficou justinha para o que “The Inextricable Wandering” se propõe a ser.

Usando de canções longas, o ULTHA é um grupo talentoso. Nessa mistura de influências em um imenso caldeirão Black Metal, tem-se uma música sombria e introspectiva, mas com agressividade transbordando pelos alto-falantes. E é importante frisar que canções tão longas necessitam de riqueza de arranjos, e isso o grupo oferece em doses homeopáticas. E apesar disso tudo, o trabalho musical da banda é bastante acessível aos fãs do gênero (bem como a todos os fãs de Metal extremo em geral).

Seis canções ferozes nos esperam. “The Avarist (Eyes of a Tragedy)” mostra boas mudanças de ritmo e passagens fúnebres (onde as guitarras e os teclados se fundem para gerar algo cru e ríspido), assim como a intensa “With Knives to the Throat and Hell in Your Heart” (onde os teclados se sobressaem mais em belas orquestrações, mais os timbres gritados agonizantes dos vocais). “There is No Love, High Up in the Gallows” é uma longa instrumental de teclados que vai ambientando o ouvinte, preparando-o para “Cyanide Lips”, onde temos um ritmo um pouco mais denso e cheio de passagens onde baixo e bateria, mesmo na simplicidade técnica, mostra um trabalho muito bom. Em “We Only Speak in Darkness”, com uma clara referência ao Gothic Rock, e mesmo tendo vocais, guitarras, baixo, bateria e efeitos, é outra canção que serve como introdução para “I’m Afraid to Follow You There”, um gigante de mais de 18 minutos de duração, onde os momentos melancólicos se mesclam a partes mais agressivas, mas sempre com uma ambientação fúnebre de primeira, e a banda inteira mostra-se em ótima forma.

Diferente de detalhista, o ULTHA faz da audição de “The Inextricable Wandering” algo prazeroso. Ouçam, e apreciem essa viagem intensa que eles nos proporcionam...

Nota: 88%

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