terça-feira, 28 de maio de 2019

AXECUTER - Surrounded by Decay


Ano: 2019
Tipo: Full Length
Selo: VSF Reccords
Nacional


Tracklist:

1. Surrounded by Decay
2. Rise and Fall
3. Separate Ways
4. Darkness in Bottles
5. Dying Source
6. Collecting Enemies
7. Darwin Was Right
8. Metal in Wrong Hands
9. Spend the Dollar
10. Passage Back to Hell


Banda:


Danmented - Vocais, guitarras
Rascal - Baixo, backing vocals
Verdani - Bateria


Ficha Técnica:

Ivan Pellicciotti - Produção
Márcio Aranha - Arte da capa
Paulo Kalvo - Arte da capa
Thiago Boler - Arte do encarte
Wilson Elias - Gravuras da banda


Contatos:

Site Oficial:
Assessoria: https://sanguefrioproducoes.com/artistas/AXECUTER/24(Sangue Frio Produções)

Texto: “Metal Mark” Garcia


Introdução:

As concepções mudam conforme o tempo vai passando, é algo inerente ao ser humano. Mas existem as escolhas que fazemos, e em muitos momentos, se são as mais corretas ou não, é algo individual de cada um. Fazer Metal em vertentes mais jovens e modernas, ou em caminhos mais voltados à Old School é uma delas. No caso da última vertente, verdade seja dita: o modismo acabou erodindo algo que por si só já pode soar datado para muitos.

Mas ainda bem que existem aqueles “grumpy guys” que conseguem dar um gás ao que é antigo, e assim, soprar uma vida nova naquilo que faz. Nisso, o AXECUTER, trio de Curitiba, tem sido um dos melhores nomes do estilo, e em “Surrounded by Decay”, seu segundo álbum, eles surpreendem.


Análise geral:

Muitos dos bons e velhos clichês dos anos 80 estão presentes no disco inteiro, mas a banda soube trabalhar de uma forma mais conectada, mais coesa e pesada. Parece ser um reflexo da formação estabilizada, mas ao mesmo tempo, a experiência de shows e demais interações permitiram a eles lapidarem melhor sua música, que agora ganhou alguns toques mais voltados ao Rock ‘n’ Roll cru à lá MOTÖRHEAD, sem contar as claras referências às escolas de Thrash Metal e Power Metal inicial da Alemanha, e mesmo ao Heavy/Thrash Metal canadense.

Mas existe um jeito melodioso ótimo, herdado do Heavy/Power Metal alemão (basicamente, referências a RUNNING WILD, GRAVE DIGGER, e obviamente ACCEPT são sensíveis) que vai preenchendo as canções de “Surrounded by Decay” que encaixou perfeitamente ao que o grupo faz.

Basicamente, a banda se renovou, mas sem perder sua personalidade.


Arranjos/composições:

O amadurecimento é claro, pois as canções estão soando mais bem acabadas, mais bem lapidadas, sem perder a energia espontânea que sempre mostraram. Há momentos em que brilham a individualidade deles (como a presença marcante do baixo em entremeando os solos de guitarra em “Rise and Fall”), mas o forte deles é mesmo a unidade, pois dessa forma, os arranjos solidificam as canções. Além disso, é preciso notar que esse jeito mais melodioso do grupo encaixou como uma luva para seu estilo.

Pode ser que alguns fãs mais antigos reclamem um pouco dessa aproximação um pouco mais melodiosa, mas ganharão muito e muitos fãs novos.


Qualidade sonora:

É o aspecto onde o grupo deu uma evoluída e tanto.

Desta vez, tendo Ivan Pellicciotti cuidando da produção, a opção foi por algo que conseguisse fundir o “feeling” orgânico dos anos 80 com produções modernas bem lapidadas. Ou seja, a banda soa clara, pesada e agressiva nas medidas certas, mas com uma qualidade sonora que ressalta sua proposta.

Na timbragem, tudo o mais “plug ‘n’ play” possível, e se repararem, existem momentos em que não existem bases de guitarra sob os solos não existe. Nisso, se percebe que o esses 3 “Metal Grumps” não querem exceder o que podem oferecer nos shows, uma ideia bem anos 80, mas que é honesta até os ossos.


AXECUTER
Arte gráfica/capa:

É bem verdade que o AXECUTER é uma banda com muitas opiniões duras referentes ao Metal moderno que se pode ou não concordar com elas (é um direito deles tê-las, e de quem desejar discordar deles, mas sempre com respeito mútuo). E são justamente elas que permeiam a arte da capa, onde se percebe um toque anos 80 bem forte, já que remete aos trabalhos gráficos mais diretos da época. Mas ficou muito legal, especialmente as gravuras da banda no encarte, além de uma diagramação bem feita.


Destaques musicais:

Como dito antes, a banda faz sua música revitalizando os bons e velhos clichês dos anos 80, mas mesmo assim, é clara não só a identidade pulsando em sua música, bem como a energia envolvente que transpira de “Surrounded by Decay”. E embora o disco seja bem nivelado (e por cima, diga-se de passagem), se destacam:

Rise and Fall: uma ótima coleção de riffs à lá SODOM da era “Persecution Mania”/”Agent Orange”flui da canção, e o andamento empolga. Mas realmente o baixo mostra o que pode render nela.

Separate Ways: o andamento é mais lento e empolgante, com um jeitão Heavy/Speed Metal ótimo. É uma canção que soa artesanal, crua e com a bateria mostrando ótima técnica na condução dos ritmos.
  
Darkness in Bottles: um pouco mais rápida, é uma das mais empolgantes do disco por conta do ritmo. Mas é uma música típica para bater cabeça, mostrando vocais esganiçados à lá KREATORantigo.

Collecting Enemies: essa é para desencadear o moshpit. Rápida (embora existam momentos mais cadenciados), essa é recheada de ótimos riffs que guiam uma sólida base instrumental que faz a cabeça balançar sozinha.

Darwin Was Right: soa quase como um MOTÖRHEAD germânico, pois o jeitão descompromissado do Rock ‘n’ Roll se faz presente em cada segundo. E são ótimas as conduções da bateria (especialmente nos bumbos duplos) e os backing vocals.

Passage Back to Hell: a banda mostra uma capacidade de criar ambientações pesadas e pegajosas incrível nessa canção, e sendo a mais longa de todo disco (mais de 7 minutos de duração), a banda exibe boa diversidade rítmica, com momentos influenciados por BLACK SABBATH e alguns nomes dos anos 70.


Conclusão:

Pode-se aferir que, de todas as bandas do Brasil que são devotadas ao “Old School Metal” dos anos 80, o AXECUTER mostra-se um dos melhores, justamente porque “Surrounded by Decay” mostra sua capacidade de evoluir e crescer, mas sem que o trio deixe de ser o que é. 


Nota: 92,0/100,0


Bandcamp

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