Tipo: Extended Play (EP)
Selo: Independente
Nacional
Tracklist:
1. Spreading Latent Hate
2. Proliferation of Manipulated Perceptions
3. Awaken the Extinction
Banda:
Tiago Vargas - Vocais, baixo
Wagner Santos - Vocais, guitarras
Alexandre Graessler - Guitarras
Aires Trajano - Bateria
Ficha Técnica:
Sebastian Carsin - Produção, mixagem, masterização
Douglas Veiga - Artwork
Contatos:
Site Oficial:
Facebook: https://www.facebook.com/INITIATEDECAY/
Instagram: https://www.instagram.com/initiatedecay
Assessoria:
E-mail: initiatedecay@gmail.com
Texto: “Metal Mark” Garcia
Introdução: O Rio Grande do Sul tem sido um celeiro e tanto para as vertentes mais extremas do Metal no Brasil. Só os nomes do KRISIUNe REBAELLIUN atestam tal afirmativa, mas fora elas, o RS tem muitas bandas boas em sua cena underground que mostram potencial para serem maiores. É o caso do INITIATE DECAY, formado por membros das cidades de Esteio, São Leopoldo e Porto Alegre, que chega com seu EP “Awaken the Extinction”.
Análise geral: Explosivo de mesmo doentio, o trabalho do quarteto tem claras influências de CANNIBAL CORPSE, SUFFOCATION, MONSTROSITYe IMMOLATION (os vocais são bem nos moldes dos de Ross Dolan em termos de timbres graves), ou seja, nada mais é que o bom e velho Death Metal tradicional bruto, duro e cru, embora feito com boa técnica instrumental. Ainda carece de aparar umas arestas em termos de personalidade (isso eles têm, mas ainda um pouco oculta pelas influências musicais do grupo), mas estão no caminho certo.
Arranjos/composições: Em termos de técnica, o grupo realmente é capaz de tocar muito bem, além de saberem como arranjar suas canções e pôr mudanças de ritmo interessantes aqui e ali. As guitarras tecem riffs muito bons e com certa influência do Death/Thrash Metal (justamente nas partes mais empolgantes), a cozinha rítmica é técnica e pesada, os vocais entremeiam guturais com gritos rasgados à lá Glenn Benton, ou seja, tudo funciona. Os arranjos são bons, mas podem melhorar.
INITIATE DECAY |
Arte gráfica/capa: Focada em uma concepção distópica e pós-apocalíptica, a arte de Douglas Veiga encaixa como uma luva no trabalho musical da banda, sendo uma apresentação visual e tanto para o que o quarteto apresenta em suas músicas.
Destaques musicais: Embora o trabalho do grupo ainda precise sair da sombra de suas influências musicais, suas três canções são muito boas, capazes de deixar qualquer fã de Metal extremo mais que satisfeito.
“Spreading Latent Hate”: uma pancadaria brutal com tempos que ficam transitando entre o cadenciado brutal e a velocidade caótica, com um trabalho muito bom das guitarras, sem mencionar os gritos à lá “porco-sendo-esganado” que surgem em alguns momentos.
“Proliferation of Manipulated Perceptions”: Com conduções rítmicas um pouco mais focada no Old School Death Metal dos anos 90, se percebem que o trabalho de baixo e bateria (especialmente nos bumbos) é muito bom, mantendo o peso e conduzindo bem a canção.
“Awaken the Extinction”: outra em que as variações de ritmo são o tempero especial, indo de partes cadenciadas à alta velocidade da Velha Guarda do gênero. Os vocais estão ótimos, mas podem dar uma melhorada (uma maior diversidade de timbres seria bem vinda), além de solos de guitarra bem tradicionais.
Conclusão: “Awaken the Extinction” é uma ótima carta de apresentação do INITIATE DECAY, e que por ser um grupo ainda jovem (dois anos apenas, pois foi formado em Agosto de 2016), ainda tende a melhorar. Mas por agora, estão em um nível muito bom.
Ah, sim: “Awaken the Extinction” pode ser ouvido nas seguintes plataformas digitais.
Spotify: https://spoti.fi/2I0H1EQ
Google Play Music: https://bit.ly/2SBjOgn
Amazon: https://amzn.to/2tcj9Uk
Nota: 80%
“Proliferation of Manipulated Perception”: https://youtu.be/DIVaOxpuctI
1
Spotify
Nenhum comentário:
Postar um comentário